Para explorar composições avançadas, é essencial entender duas estratégias fundamentais: Necro e Dax ou/e Ruby. Abaixo, explicaremos detalhadamente como cada estratégia funciona, os benefícios e as condições para aplicá-las.
Necro: O Mago Viável no Evento Mecha
Embora seja classificado como mago, Necro tornou-se uma escolha viável graças a um ex-jogador de alto nível chamado Traavis, que destacou suas utilidades:
Habilidade Ativa:
Aplica um debuff no alvo, aumentando o dano recebido por ele em 20% de todas as fontes (apesar de 20% não parecer muito, é o unico buff que conta fora do cap de dano o que o faz ser uma das poucas maneiras de aumentar o dano após o cap ser atingido).
Excelente para limpeza de inimigos, pois atinge 4 alvos.
Redução de Chance de Crítico:
Reduz as chances de críticos dos inimigos, tornando-se eficaz contra mechas como Kotaro, que dependem de dano crítico.
Reviver:
Com a perk do Mutagenico A em Spekiko, quando um dos seus lutadores morre, Spekiko ganha 20 de energia extra para usar sua habilidade novamente, e como o necro revive não perde o bônus de dano de Khatar, e Spekiko continua a acertar 5 vezes com sua habilidade.
Cuidados:
Usar Necro reduz a cura e suporte proporcionados por Zura, exigindo maior planejamento para sobrevivência.
Quando Necro usa sua habilidade, ele só tem 75% de chance de aplicar seu debuff, então usar o Cajado da Serpente pode ajudar na consistência da aplicação do debuff de corrupção, fazendo com que Necro use sua habilidade com mais frequência. Equipamentos como Cano (aumenta armadura) e Lança (resistência) são ótimas combinações.
Dragões ideais são os que oferecem resistência a controle e vida.
Ruby e Dax: O Fluxo/Ritmo de Energia
Esses personagens introduzem a estratégia de fluxo de energia, permitindo que Spekiko use sua habilidade mais de uma vez por rodada. Embora eficiente, essa estratégia depende de RNG (fatores de sorte) e elementos que aumentam as chances de sucesso.
Ruby
Ruby dá energia ao Spekiko ao:
Causar um Acerto Crítico com sua habilidade (tem x% de chance de dar energia a todos os aliados).
Perder o escudo, ativando sua passiva dando energia a todos os aliados.
⚠️ Após Ruby dar energia, pode resultar no Spekkio a usar sua habilidade ativa novamente no seu próximo turno. Relembrando que normalmente Spekkio usa a habilidade ativa nas rondas 2, 4, 6, 8 e 10, então se ruby der energia uma vez vai apenas mudar a ordem para por exemplo 2, 3, 5, 7, 9 continuando a ser 5 ataques durante a batalha. Para Spekkio usar a habilidade ativa mais que 5 vezes durante a batalha tem que receber energia 2 vezes ou receber energia 1 vez e tiver usado habilidade ativa na ronda 1 (pois ficaria por exemplo 1, 2, 4, 6, 8, 10).
Dax
Dax transfere energia em situações específicas:
Matar inimigos com sua habilidade principal (idealmente múltiplos alvos).
Ao usar o ataque básico quando o inimigo tem menos que a energia total (100).
Morrer enquanto ainda possui energia.
Como Escolher e Usar Ruby ou Dax?
Ruby
Alta chance de crítico: Equipar com itens que maximizem sua chance de crítico.
Pode ser usada com velocidade alta para limpar inimigos ou com resistência a controle para evitar paralisação.
Estratégia de Energia:
Mais rápida que Spekiko: Fornece energia no início do turno.
Mais lenta que Spekiko: Garante energia cheia ao Spekiko no final do turno, ativando sua habilidade de dano adicional. É geralmente aconselhado ter a Ruby mais lenta que o Spekkio.
Dax
Opções de uso:
Dax como o primeiro:
Fornece energia ao time inteiro, liberando espaço para mais dragões em outros personagens.
Dax mais lento que Spekiko: Muito improvável, mas não totalmente impossível.
Dax como o primeiro sem usar sua habilidade primária:
Permite que outro personagem faça a limpeza, dando energia mínima ao time.
Dax como o primeiro, mas sem Yamata:
Sem Yamata, Dax evita gerar energia no segundo turno, prevenindo que ele atrapalhe o fluxo de energia para Spekiko.
To explore advanced compositions, it is essential to understand two fundamental strategies: Necro and Dax and/or Ruby. Below, we'll explain in detail how each strategy works, the benefits and the conditions for applying them.
Necro: The Viable Mage at the Mech Event
Although he is classified as a mage, Necro became a viable choice thanks to a former high-profile player called Traavis, who highlighted its usefulness:
Active Skill:
Applies a debuff to the target, increasing the damage it receives by 20% from all sources (although 20% doesn't sound like much, it's the only buff that counts outside the damage cap, making it one of the few ways to increase damage after the cap is reached).
Excellent for clearing enemies, as it reaches 4 targets.
Critical Chance Reduction:
Reduces enemy critical hits, making it effective against mechs such as Kotaro, which rely on critical damage.
Revive:
With Mutagen A perk on Spekkio, when one of your fighters die it will give Spekkio the extra 20 energy he needs to use his ability again, and since necro revives you will not lose the damage buff from Katar, and Spekkio will continue to hit 5 times with his ability.
Precautions:
Using Necro reduces the healing and support provided by Zura, requiring greater planning for survival.
When Necro uses his ability he only has a 75% chance to apply his debuff, so using Cobra Staff can help with the consistency of applying the dark corruption debuff by having Necro use his ability more often. Equipments as Pipe (increase armor) and Spear (resistance) are great combinations.
Ideal dragons are those that offer control resistance and health.
Ruby and Dax: The Flow/Rhythm of Energy
These fighters introduce the strategy of flux of energy, allowing Spekkio to use his ability more than once per round. Although efficient, this strategy depends on RNG (lucky factors) and elements that increase the chances of success.
Ruby
Ruby gives Spekkio energy:
Land a Critical Hit with your skill (have x% chance to give energy to all allies).
Lose the shield, activating its passive which grant energy to all allies.
⚠️ After Ruby gives energy, it can result in Spekkio using its active skill again on its next turn. Remember that usually Spekkio uses the active skill on rounds 2, 4, 6, 8 and 10, so if Ruby gives energy once it will just change the order to, for example 2, 3, 5, 7, 9 continuing to be 5 attacks during the battle. For Spekkio to use the active skill more than 5 times during the battle it has to receive energy twice or receive energy once and have used the active skill in round 1 (as it would be for example 1, 2, 4, 6, 8, 10).
Dax
Dax transfers energy in specific situations:
Killing enemies with his main skill (ideally multiple targets).
When Dax uses his basic attack against an enemy that doesn’t have full energy.
Dying while he still has energy.
How to Choose and Use Ruby or Dax?
Ruby
High critical chance: Equip with items that maximize her critical chance.
Can be used with high speed to clear enemies or with control resistance to avoid paralysis.
Energy Strategy:
Faster than Spekkio: Provides energy at the start of the turn.
Slower than Spekkio: Guarantees full energy to Spekkio at the end of the turn, activating its additional attack buff ability. It is generally optimal to have Ruby slower than Spekkio.
Dax
Usage options:
Dax as the first:
Provides energy to the entire team, freeing up space for more dragons on other fighters.
Dax slower than Spekkio: Very unlikely, but not totally impossible.
Dax as the first without using his first skill:
Allows another fighter to clear, giving the team minimal energy.
Dax as the first, but without Yamata:
Without Yamata, Dax avoids generating energy in the second round, preventing him from disrupting the flow of energy to Spekkio.