Se você tá pensando: “Não é possível que o evento Mecha só tenha aqueles lutadores como opção!”, pode ficar tranquilo. Aqui vamos listar outros personagens úteis, com foco nas suas utilidades e habilidades, para te preparar não só para os mechas atuais, mas também para os que podem vir no futuro, além de complementar estratégias mais avançadas, então leia com cuidado!
Limpeza: A Chave do Sucesso
Uma das partes mais importantes no evento Mecha é a limpeza. Quando você luta contra um mecha, ele vem acompanhado de 4 cópias do lutador que representa aquele mecha. Essas cópias são de extrema importância para aplicar seus buffs, pois só terá 1 chance na na maioria das vezes, então é essencial usá-las com estratégia.
Além disso, alguns personagens se beneficiam diretamente ao matar esses alvos, aplicando buffs ou ativando habilidades especiais. Aqui estão alguns deles:
Entraremos em detalhes mais para a frente
Efeitos que Alteram o Fluxo da Batalha: Roubo de Energia
Um dos efeitos subestimado mas muito importante no evento Mecha é o “roubo de energia”, que pode atrasar consideravelmente o uso das skills principais do mecha inimigo. Atualmente, apenas 3 personagens possuem habilidades que realizam isso. Aqui está um resumo de como funcionam:
Personagens com Roubo de Energia
Pocky
Efeito: Na skill ativa, se causar acerto crítico, rouba energia do alvo.
Dica: Ideal para times que priorizam alta chance de crítico, maximizando o potencial da habilidade.
Leene
Efeito: Enquanto estiver com a habilidade ativa (manto), seus próximos 2 ataques básicos irão roubar X energia do alvo.
Dica: Excelente para manter a habilidade ativa enquanto prioriza velocidade e sobrevivência.
Phyra
Efeitos Únicos:
Aplica uma marca no alvo que reduz o ganho de energia de todas as fontes. (Atualmente, ela é a única personagem com essa habilidade!)
No início de cada round, tem chance de reduzir X energia do alvo.
Dica: Extremamente útil contra mechas que dependem de energia constante para usar suas habilidades principais.
Combinações Úteis Contra Mechas Específicos
Leene + Phyra
Indicada contra:
Fenrus
Dax
Phyra
Safros
Motivo:
A combinação das duas faz com que o mecha demore 2 ou mais rounds para usar sua skill principal, alterando drasticamente o ritmo da batalha e dando tempo para seu time causar dano ou/e aplicar buffs.
NOVO META? Personagens Recentes e Exóticos no Evento Mecha
Vamos falar de três personagens recentes que estão impactando o evento mecha: Karma, Lily e Chancer. Apesar de parecerem exóticos, eles já mostraram ser extremamente úteis em composições específicas. Bora mergulhar nos detalhes!
Karma – “A Rainha do Ringue”
Karma se destacou rapidamente no meta por sua capacidade de lidar com o próprio mecha, além de oferecer suporte e resistência ao time.
Motivos para Usar Karma no Evento Mecha
Cura: Cura os aliados à sua frente e atrás, mantendo a composição estável.
Buffs Gerais: Aplica um buff único em suportes e tanks, incluindo ela mesma, deixando extremamente resistentes.
Resistência a Controle: Concede 30% de resistência a controle de grupo (no último nível) para o time, desde que todos os aliados estejam vivos.
Versatilidade: Pode ser utilizada para evitar controle de grupo e garantir maior sobrevivência.
Previne Primeira Morte: O primeiro aliado que morrer ela traz outro lutador no lugar e isso garante que Spekkio ainda acerte 5 vezes com sua habilidade, e você mantém o buff de katar
Itens e Dragões Recomendados
Dragões: Energia e/ou vida.
Itens: Kunai, para manter os buffs ativos ou qualquer um de resistência ou cura.
Melhores Mechas para Karma
Karma funciona muito bem com os seguintes mechas:
Karma
Dax
Jasper
Rocco
Fenrus
Lily – “A Rainha das Plantas”
⚠️ Já não é tão funciona tão bem depois do update, embora ainda possa ser usada
Lily é uma personagem que funciona como uma Laguna melhorada por dois rounds. O destaque dela está em buffar aliados baseados na classe do mecha inimigo.
Motivos para Usar Lily no Evento Mecha
Buffs por Classe:
Ao dar auto-ataques (AA) ela irá buffar si mesma e aliados que compartilham a classe do alvo.
Energização e Ataque:
Dá 50 de energia e 50% de ataque por dois rounds quando mata um alvo na skill primária, somando 200% de ataque para seus carrys, sendo um buff abursdo.
Imunidade a Controle:
Quando entra em sua forma Carnívora, ela bate várias vezes em um único alvo e fica imune a controle de grupo.
Carry Potencial:
Mesmo com um buff muito curto, Lily pode ser um excelente carry secundário ou terciário, pois além das outras skills ela recebe menos dano de finalizadores e causa mais dano a magos.
Composições e Estratégias com Lily
Usada principalmente para mechas Finalizadores, porem se usada em Lutadores com Dax e/ou Teepo (Opcional) o dano será muito grande também, fatores importantes para a composição :
Velocidade:
Lily precisa ser a mais rápida do time. Contudo, sua lentidão natural é o maior desafio, sendo necessário:
GM4 + Naga
Multagenético para aumentar a velocidade dependendo do nível.
Dax Atras ou na frente dela, Dax pode resolver esse problema sem os outros requisitos.
Kills Estratégicas:
Ela precisa matar os 4 minions para ativar seus buffs nos aliados, sem exceção.
Duração do Buff:
O buff principal de Lily dura apenas 2 rounds, então é preciso aproveitar bem esse tempo.
Melhores Mechas para Usar Lily
Fenrus: Combinação com Karma é estrondosa. Lily é imune a veneno, e Karma mantém os aliados vivos.
Scythe: Com Otto junto ao Scythe (Sendo opcional porem recomendado se tiver condições), substituindo Laguna no mecha. Aqui, ela brilha, mas tome cuidado com maldições e itens que garantam sobrevivência.
Baron e Talon: Com Teepo e Dax na composição, podem se beneficiar dos buffs da Lily, mas o custo de slots na equipe pode não compensar.
A composição da Lily se baseia em 2 rounds apenas, quanto mais dano você causar enquanto o buff está ativo é o melhor RNG
ME DA UMA CHANCER (Desculpe eu não aguentei)
Chancer chegou no meta como uma adição promissora, mas muito instável. Sua mecânica principal gira em torno do Dado, que define boa parte de sua performance. Apesar da aleatoriedade, ele surpreendeu positivamente com um kit versátil e impactante, ganhando espaço até mesmo no lugar de personagens como Laguna em algumas composições.
Pontos Fortes do Chancer:
Ataques Múltiplos:
Ele ataca o mesmo alvo mais de uma vez se caso tirar mais de 2+ no seu Dado.
DoT Absurdamente Alto:
Seu dano em DoT (dano ao longo do tempo) é um dos mais fortes, tornando-o um bom holder de Faca
Buff Permanente:
Quando o número do Dado é 6, ele aplica um buff permanente até o final da batalha de 15% de dano (no último nivel) sendo um buff stackavel e permanente.
Esse fator é o que garante espaço para Chancer em algumas composições, substituindo a Laguna em setups específicos.
Kit Completo:
Rouba energia: Atrapalha o fluxo do inimigo.
Escudo: Aumenta a sobrevivência em batalhas prolongadas.
Miss nos ataques: Adiciona uma camada de controle que aumenta sua sobrevivência.
Itens Recomendados:
Ainda não há um consenso, mas baseando-se nas mecânicas do personagem:
Faca (Weapon): Aumenta o DoT, seu maior diferencial.
Energia Inicial: Para acelerar o uso da habilidade principal e ativar os efeitos do Dado mais cedo.
Quando Utilizar Personagens Exóticos e Recém-Lançados no Time Mecha?
O momento ideal para incluir esses personagens em sua composição depende de algumas condições específicas para cada um:
Lily:
Deve ser GM1.
Precisa ser a mais rápida do time inteiro.
Karma:
Deve ser pelo menos GM ou GM1+.
Chancer:
Mesmo em GM4, ele é muito instável.
Recomenda-se utilizá-lo apenas após a 1ª ascensão, para maximizar o dano e os buffs que ele pode oferecer.
Mechas exóticos e seus counters
Quando enfrentamos mechas problemáticos, entramos em uma nova categoria que são mechas de “burst” onde dependendo no round 2 ou até mesmo no primeiro você perca 1 ou 2 lutadores pelo alto dano massivo que ele possuí, são alguns exemplos: Safros,Kotaro,Scythe,Rocco…
Nesses casos a melhor estratégia pode ser optar por personagens que reduzem a chance crítica, precisão ou até mesmo o ataque do mecha. Esses efeitos podem ser cruciais para aumentar a sobrevivência do time e manter o controle da batalha.
A Escolha Predileta: Komodo
Komodo é a principal opção nesses casos, devido à sua capacidade de mitigar o impacto ofensivo do mecha adversário.
Por que Usar Komodo?
Redução de Chance Crítica:
Reduz drasticamente a chance de acerto crítico do inimigo, diminuindo o dano recebido em lutas prolongadas.
Redução de armadura:
Reduz a armadura no AA
Redução de Chance de acerto:
Limita o potencial ofensivo do mecha, principalmente em rodadas críticas, onde dependem de aplicar algum DoT ou dano massivo na skill.
Dicas e Combinações
Substituir Suportes Menos Relevantes:
Caso precise de espaço, substitua um suporte que esteja menos alinhado com a estratégia da equipe pelo Komodo, por exemplo Ruby
Combinação com Necro:
Contra mechas como Kotaro, usar Komodo e Necro na mesma composição é uma escolha sólida:
Necro: Reduz chance crítica e aumenta o dano recebido pelo mecha.
Komodo: Complementa a redução de dano causado pelo mecha, garantindo um controle ainda mais efetivo.
OS MECHAS INFERNAIS
Aqui vamos entrar em mechas bem problemáticos e daremos dicas de como counterar esse tipo de mech.
Mechas que Explodem o Time (Kotaro, Safros, Scythe, etc.)
Komodo: Reduz a chance crítica e o ataque, estabilizando o dano recebido.
Phyra: Diminui o ganho de energia do inimigo, atrasando suas skills principais.
Para mecha de Safros basta remover os dragões de energia da linha da frente e não usar Ruby nem Dax (para não mudar a ordem que Spekkio usa o especial).
Mecha Karma
Usar Karma no Time: Garante resistência a controle de grupo e suporte consistente.
Outras opções:
Leene e Raja: Alta cura da Leene, e o Raja adiciona resistência de controlo à sua linha de trás, e ressuscita o primeiro lutador que morre, o que garante que Spekkio continua a bater com a sua habilidade 5 vezes, e mantém o buff Katar ativo.
Raja e Zura: Zura com cura+escudos e o Raja adiciona resistência de controlo à sua linha de trás, e ressuscita o primeiro lutador que morre, o que garante que Spekkio continua a bater com a sua habilidade 5 vezes, e mantém o buff Katar ativo.
Mecha Fenrus
Necro e Karma (Melhor Opção):
Necro amplifica o dano recebido pelo Fenrus e reduz seu dano crítico.
Karma oferece cura e buffs defensivos essenciais para resistir ao veneno.
Leene e Phyra (Opção Alternativa): Controlam a energia e atrasam as habilidades do Fenrus.
Mechas com Controle de Grupo Chato
Karma (Opção Geral): Oferece resistência a controle de grupo para todo o time.
Ruby (Congelamento): Garante energia e mobilidade ao time.
Phyra (Petrificação): Reduz o impacto do controle e aplica efeitos em troca.
Mechas com Muito Dano em DoT
Leene e Zura:
Leene ajuda a controlar energia e Zura mantém a cura constante.
Itens:
Retirar o Khopesh dos personagens de dano, priorizando resistência.
Dragão Ying S+: Melhor escolha para resistência contra DoT devido à sua habilidade de cura e buffs defensivos.
If you're thinking: “It's not possible that the Mech event only has those fighters as an option!”, rest assured. Here we're going to list other useful fighters, focusing on their uses and abilities, to prepare you not only for the current mechs, but also for those that may come in the future, as well as complementing more advanced strategies, so read carefully!
Clearing: The Key to Success
Clearing is one of the most important part in the Mech event. When you fight a mech, it comes with 4 copies of the fighter that represents that mech. These copies are extremely important for applying your buffs, as you'll only have 1 chance most of the time, so it's essential to use them strategically.
In addition, some fighters benefit directly from killing these targets by applying buffs or activating special abilities. Here are some of them:
We'll go into more detail later.
Effects that Alter Battle Flow: Energy Theft
One of the underestimated but very important effects of the Mech event is the “energy theft”, which can considerably slow down the use of the enemy mech's main skills. Currently, only 3 fighters have skills that accomplish this. Here's a summary of how they work:
Fighters with Energy Theft
Pocky
Effect: In the active skill, if it causes critical hit, steals energy from the target.
Tip: Ideal for teams that prioritize a high critical chance, maximizing the potential of the skill.
Leene
Effect: While the skill is active (cloak), your next 2 basic attacks will steal X energy of the target.
Tip: Excellent for keeping skills active while prioritizing speed and survival.
Pyra
Unique Effects:
Apply the mark on target that reduces the energy gains from all the sources. (She is currently the only fighter with this ability!)
At the start of each round, you have the chance to reduce X energy from the target.
Tip: Extremely useful against mechs that rely on constant energy to use their main abilities.
Useful Combinations against Specific Mechs
Leene + Pyra
Recommended against:
Fenrus
Dax
Pyra
Safros
Reason:
The combination of the two causes the mech to take 2 or more rounds to use its main skill, drastically altering the pace of the battle and giving your team time to deal damage and/or apply buffs.
NEW META? New and Exotic Fighters at the Mech Event
We're going to talk about 3 recent fighters that are impacting the mech event: Karma, Lily and Chancer. Although they may seem exotic, they have proven to be extremely useful in specific compositions. Let's dive into the details!
Karma - “The Queen of the Ring”
Karma quickly stood out in the meta for her ability to dealing with her own mech, as well as offering support and resistance to the team.
Reasons to Use Karma at Mech Events
Healing: Heals allies in front of and behind you, keeping the composition stable.
General Buffs: Applies a unique buff to supports and tanks, including herself, making them extremely resistant.
Control Resistance: Grants 30% crowd control resistance (at the last level) for the team, as long as all allies are alive.
Versatility: It can be used to avoid crowd control and ensure greater survival.
Prevent the 1st death: When the first fighter dies, she brings in another fighter in his place and that ensures Spekkio still hits 5 times with his ability, and you keep the Katar buff active.
Recommended Items and Dragons
Dragons: Energy and/or health.
Items: Kunai, to keep buffs active or any resistance or healing buffs.
Best Mechs for Karma
Karma works very well with the following mechs:
Karma
Dax
Jasper
Rocco
Fenrus
Lily - “The Queen of Plants”
⚠️ Doesn't work as well as before after the update but can still be used.
Lily is a fighter who functions as an improved Laguna for two rounds. Her highlight is buffing allies based on the class of the mech..
Reasons to Use Lily to the Mech Event
Buffs by Class:
By giving basic attacks she will buff herself and allies who share the target's class.
Energizing and Attacking:
Gives 50 energy and 50% attack for two rounds when it kills a target with the first skill, it adds 200% attack to your carries (if she clears all minions), making it an absurd buff.
Control Immunitty:
While its's on Carnivore form, she hits a single target several times and gets immune to crowd control.
Carry Potential:
Even with a very short buff, Lily can be an excellent second or third carry, as in addition to her other skills she takes less damage from finishers and deals more damage to mages.
Compositions and Strategies with Lily
Used mainly for Finisher mechs, but if used in Brawlers with Dax and/or Teepo (Optional) the damage will be very great too, important factors for the composition:
Speed:
Lily needs to be fastest on the team. However, its natural slowness is the biggest challenge, and it's necessary:
GM4 + Naga
Mutagens to increase the speed depending on the level.
Dax behind or in front of her, Dax can solve this problem without the other requirements.
Strategic Kills:
She needs to kill 4 minions to activate their buffs on allies, without exception.
Buff duration:
Lily's main buff lasts only 2 rounds, so you have to make the most of this time.
Best Mechs for Using Lily
Fenrus: The combination with Karma is amazing. Lily is immune to poison, and Karma keeps allies alive.
Scythe: With Otto together with Scythe (optional but recommended if you can), replacing Laguna in the mech. Here, she shines, but watch out for curses and items that guarantee survival.
Baron and Talon: With Teepo and Dax in the mix, they can benefit from Lily's buffs, but the cost of slots in the team may not be worth it.
Lily's composition is based on 2 rounds only, the more damage you do while the buff is active is the best RNG
GIVE ME A 'CHANCE'R (Sorry, I couldn't help it)
Chancer arrived in the meta as an addition promising, but very unstable. Its main mechanic revolves around the Dice, that defines much of his performance. Despite the randomness, he positively surprised with a versatile and impactful kit, even taking the place of fighters like Laguna in some compositions.
Chancer's strengths:
Multiple attacks:
He attacks the same target more than once if he gets a 2+ on his Dice.
Absurdly High DoT:
Its DoT damage (damage over time) is one of the strongest, making it a good Knife holder.
Permanent Buff:
When the Dice number is 6, he applies a permanent buff until the end of the battle of 15% damage (at the last level) being a stackable and permanent buff.
This factor is what guarantees space for Chancer in some compositions, replacing Laguna in specific setups.
Complete Kit:
Steals energy: Disrupts the enemy's flow.
Shield: Increases survivability in prolonged battles.
Miss the attacks: It adds a layer of control that increases your survival.
Recommended items:
There's no consensus yet, but it's based on the fighter's mechanics:
Knife (Weapon): It increases the DoT, its greatest advantage.
Initial Energy: To speed up the use of the main skill and activate the effects of the Dice sooner.
When to Use Exotic and Newly Released Fighters in the Mech Team?
The ideal moment to include these fighters in your composition depends on some specific conditions for each one:
Lily:
Must be GM1.
Needs to be the fastest on the team.
Karma:
Must be at least GM or GM1+.
Chancer:
Even if GM4, he's very unstable.
It is recommended to use only after the 1st ascension, to maximize the damage and buffs it can offer.
Exotic mechs and their counters
When we face problematic mechs, we have entered a new category which are “burst” mechs where depending on round 2 or even the first round you lose 1 or 2 fighters due to the high massive damage it has, some examples are: Safros,Kotaro,Scythe,Rocco...
In these cases, the best strategy may be to opt for fighters that reduce the critical chance, precision or even the attack of the mech. These effects can be crucial to increasing the team's survival and maintaining control of the battle.
Favorite Pick: Komodo
Komodo is the main option in these cases, due to its ability to mitigate the offensive impact of the opposing mech.
Why Use Komodo?
Critical Chance Reduction:
Drastically reduces the enemy's critical hit chance, reducing the damage received in prolonged fights.
Armor Reduction:
Reduces armor on basic attack.
Hit Chance Reduction:
Limits the mech's offensive potential, especially in critical rounds where they have to apply some DoT or massive damage to the skill.
Tips and Combinations
Replacing Less Relevant Supports:
If you need space, replace a support that is less aligned with the team's strategy with Komodo, for example Ruby
Necro Combination:
Agains mechs like Kotaro, use Komodo and Necro in the same composition is a solid choice:
Necro: Reduces critical chance and increases damage received by the mech.
Komodo: It complements the reduction of damage caused by the mech, ensuring even more effective control.
THE INFERNAL MECHS
Here we'll go into some very problematic mechs and give you tips on how to counter them.
Mechs that Blow Up the Team (Kotaro, Safros, Scythe, etc.)
Komodo: Reduces critical chance and attack, stabilizing damage received.
Pyra: Decreases the enemy's energy gain, slowing down their main skills.
For Safros mech, simply remove the energy dragons from the front line and don't use Ruby or Dax (so as not to change the order in which Spekkio uses his active skill).
Karma Mech
Use Karma in the Team: Grants resistance to crowd control and consistent support.
Other options:
Leene and Raja: Leene's high healing and Raja adds control resist to your back line, and he resurrects the first fighter that dies which ensures Spekkio is still hitting with his ability 5 times, and keeps the Katar buff active.
Raja and Zura: Zura healing+shields and Raja adds control resist to your back line, and he resurrects the first fighter that dies which ensures Spekkio is still hitting with his ability 5 times, and keeps the Katar buff active.
Fenrus Mech
Necro and Karma (Best Option):
Necro amplifies the damage received by Fenrus and reduces its critical damage.
Karma offers essential healing and defensive buffs to resist poison.
Leene and Pyra (Alternative Option): They control energy and slow down Fenrus' abilities.
Mechs with Tough Crowd Control
Karma (General Choice): Offers resistance to crowd control for the whole team.
Ruby (Freezing): Provides energy and mobility to the team.
Pyra (Petrification): Reduces the impact of control and applies effects in return.
Mechs with a lot of DoT damage
Leene and Zura:
Leene helps control energy and Zura maintains constant healing.
Items:
Remove Khopesh from damage fighters, prioritizing resistance.
Yinglong S+ Dragon: Best choice for resistance against DoT due to its healing ability and defensive buffs.